A Guarda Civil de Contagem e Polícia Militar promovem, neste fim de semana, a Operação Pacto pela Vida. Trata-se de uma força-tarefa que está percorrendo diversos pontos comerciais, especialmente, bares e restaurantes com potencial de aglomeração na cidade. A equipe é formada por oficiais da Guarda Civil, Polícia Militar, fiscais de Posturas, agentes da Vigilância Sanitária, Meio Ambiente e Transcon.
A operação começou na noite de sexta-feira (15/1). Comerciantes foram orientados a se adequarem às condições de funcionamento. A operação notificou 17 locais, com aplicação de multa e embargos. O Bar Comes, no Eldorado, foi interditado e autuado em razão da aglomeração (150 pessoas) e por descumprimento dos protocolos sanitários.
O Rancho BT, no bairro Maracanã, na região do 18º Batalhão, também foi interditado, com aplicação de multa.
A Operação Pacto pela Vida tem o intuito de fiscalizar e instruir proprietários de estabelecimentos comerciais quanto às novas regras impostas pelo Decreto 004, publicado na última terça-feira (12), e quanto à aplicação dos protocolos sanitários e de segurança para evitar a contaminação da Covid-19.
Em caso de descumprimento das medidas e reincidência, o proprietário será autuado e poderá ter o Alvará de Localização e Funcionamento revogado. Festas e estabelecimentos com aglomeração serão interditados e encerrados. Denúncias: ligue 153